Padroeira do blogger

Padroeira do blogger
Santa Rita de Cassia

domingo, novembro 03, 2013


cfA Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, várias pastorais e organismos lidam direta ou indiretamente com o tema. Isso levou à organização do Grupo de Trabalho Tráfico Humano, que tem se reunido para tratar de várias questões, inclusive da preparação da Campanha da Fraternidade do próximo ano. O grupo de trabalho conta com representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Pasto (vinculada à Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB), do setor de Mobilidade Humana e da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.
Em dezembro, o grupo se reuniu para avaliar os trabalhos de 2012 e planejar os próximos passos.  Durante o encontro, os representantes analisaram as atividades e as linhas de ação utilizadas ao longo do ano, e organizaram a agenda para 2013, alicerçada em quatro eixos: formação e produção de conhecimento; articulação e incidência política; comunicação; e a preparação da campanha da fraternidade de 2014. O grupo deu continuidade à elaboração de um material institucional, que traça a identidade do GT, e aos preparativos da CF 2014.
Ir. Rosita Milesi, integrante do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB e Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), disse, em outubro, que a escassez de estatísticas e de registros desta forma de exploração deixa a sociedade ainda sem perceber sua amplitude, mas que, aos poucos, vai se revelando a realidade do comércio de seres humanos para as mais vis finalidades como trabalho escravo, exploração sexual, comércio de órgãos, entre outras. “Aqui, novamente, o chamado a estarmos ao lado das vítimas para reerguê-las e curá-las, para denunciar estas violações e para demandar o poder constituído a tomar medidas de enfrentamento a este crime e a implementar políticas públicas de assistência às pessoas escravizadas”, afirmou.
A comissão organizadora da CF 2014 já abriu o concurso para a escolha do hino. As inscrições vão até o dia 29 de abril.
“O objetivo geral da Campanha da Fraternidade será identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”, afirmou o assessor do Setor Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), padre José Carlos Sala.
por: Jovens Conectados com informações da CNBB

sexta-feira, outubro 25, 2013

Simplicidade

  Mas oque e ser simples sera que e andar  rasgado,despenteado ou calado  escondido.
    Simplicidade  e ou foi   ou sera  algo ,que vem de dentro ,no mais profundo  do nosso  ser

      inesplicavel    como a chuva que cai  fininha molhando a terra seca pelo sol.  Então ser simples e alguma coisa que carregamos , como uma bolsa do lado ,ou um bom dia dado ao vizinho,um afago na cabeça.
    Ou nos vivemos ela  todos  os dias ,no cotidiano de nossas vidas ,ou passaremos a vida inteira tentando ser o que não conseguiremos jamais, entender o melhor caminho .

                    Simplicidade

terça-feira, outubro 15, 2013

Seguindo a Saõ Francisco de Assis

As vezes me pergunto seriamente , por que prosear ou poetizar e não franciscanear.

E talvez não seja muito fácil abrir mão de algumas coisas, mas coisas são apenas coisas que nada acrescentam em nossa vidas. francisco de assis e tão simples que pode ser escrito com letra minuscula,e pode ser descrito como o homenzinho dos pobres , dos bichos,da água,do planeta  e fiel seguidor de Jesus.
   Nunca  uma escolha foi tão bem feita , em relação a seu padroeiro ter são francisco zelando pela Brasilinha . E como ter alguém  que pensa como nos ,sofre como nos ,brinca ,luta ,cai e levanta.
  E solidário e partilhador e humano .cuida do corpo e da alma e e exageradamente Feliz .
        E  as vezes pode mesmo ate senti -lo correndo em meio a criançada com seu sorriso de menino.


      E esse e o jeito de ser franciscano .francisquinho emfim Franciscanear.


            [mirinha]

quinta-feira, outubro 03, 2013

Do desprezo aos bens materiais.

Refletimos hoje, o despojamento de Francisco. Por crescer em um mundo de prazeres e riqueza, a renúncia de Francisco aos bens materiais tem como ensinamento a entrega total a Deus, fazendo Dele o seu único Deus. Francisco escolheu viver apenas daquilo que Deus quisesse providenciar. Começou a doar tudo que carregava, para doar aos pobres e aquele que encontrava em necessidade; vendeu, certa vez, inclusive o cavalo que trazia, doando o dinheiro a um sacerdote, que, por conhecer a fama anterior de Francisco, não quis acreditar em tal gesto, e desprezou o dinheiro dado pelo agora pobrezinho de Assis. Francisco se fez pobre para ir ao encontro do mais necessitado, como nos traz o provérbio: \"Possuir a sabedoria que é melhor do que ouro e adquirir a prudencia que é mais preciosa que a prata \" (Prov. 16,16). Assim, Francisco nos ensina o que realmente nos deve ser caro, Francisco não nos diz para vendermos tudo e doar aos pobres, mas sim não construir riquezas sem olhar o mais necessitado, nem se tornar escravos dos bens que possuímos.

quinta-feira, setembro 26, 2013


  1.  Sao Francisco  de Assis

    Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
    Teus são o louvor, a glória, a honra
    E toda a benção.

    Só a ti, Altíssimo, são devidos;
    E homem algum é digno
    De te mencionar.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Com todas as tuas criaturas,
    Especialmente o Senhor Irmão Sol,
    Que clareia o dia
    E com sua luz nos alumia.

    E ele é belo e radiante
    Com grande esplendor:
    De ti, Altíssimo é a imagem.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Pela irmã Lua e as Estrelas,
    Que no céu formaste claras
    E preciosas e belas.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Pelo irmão Vento,
    Pelo ar, ou nublado
    Ou sereno, e todo o tempo
    Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Pela irmã Água,
    Que é mui útil e humilde
    E preciosa e casta.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Pelo irmão Fogo
    Pelo qual iluminas a noite
    E ele é belo e jucundo
    E vigoroso e forte.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Por nossa irmã a mãe Terra
    Que nos sustenta e governa,
    E produz frutos diversos
    E coloridas flores e ervas.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Pelos que perdoam por teu amor,
    E suportam enfermidades e tribulações.

    Bem aventurados os que sustentam a paz,
    Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

    Louvado sejas, meu Senhor,
    Por nossa irmã a Morte corporal,
    Da qual homem algum pode escapar.

    Ai dos que morrerem em pecado mortal!
    Felizes os que ela achar
    Conformes á tua santíssima vontade,
    Porque a morte segunda não lhes fará mal!

    Louvai e bendizei a meu Senhor,
    E dai-lhe graças,
    E servi-o com grande humildade. 

quarta-feira, setembro 25, 2013

Francisco de Assis

A humildade franciscana



"A humildade franciscana me leva a compreender o que seja Fé em Cristo, Fé é algo simples e lindo: Ter esperança no que não se vê, mas acredita, porque vem de Deus."





Desde o início da sua conversão, como bom arquitecto, São Francisco quis, com a ajuda de Deus, edificar a sua obra sobre rocha firme, isto é, sobre a insigne humildade e pobreza do Filho de Deus. Quis por humildade que a sua Ordem se chamasse "dos Frades Menores".
Assim, no começo da Ordem, determinou que os frades morassem nas leprosarias, para melhor servirem os seus ocupantes e que aí estabelecessem os fundamentos da santa humildade [...] como consta da primeira Regra.
"Não queiramos possuir nada neste mundo, além da santa pobreza, em virtude da qual o Senhor nos proporcionará alimentos corporais e espirituais e nos dará a herança celestial".
Ainda que pudesse ser grande prelado na Igreja de Deus, escolheu e quis ser humilde não só na Igreja como também entre os seus próprios frades. Pois, no seu conceito e desejo, esta humilhação devia constituir a sua maior exaltação aos olhos de Deus e dos homens.

(in Espelho de Perfeição 44)

terça-feira, setembro 24, 2013

Jesus não tinha títulos acadêmicos e não foi discípulo de nenhum rabino. Por isso os críticos perguntavam de onde vinha tanta sabedoria!

domingo, setembro 22, 2013

Fazendo nossas escolhas

Pare e pense como você esta fazendo suas escolhas,afinal nem sempre e possível o pitar pelo melhor caminho.Estamos vivendo em um mundo onde todos os dias,somos obrigados a escolher  coisas,objetos  e ate mesmo certas situações. Influenciados pela mídia estamos nos tornam dos escravos pessoas sem  personalidade e sem poder de decisão.   Hoje não sejamos como Marta ,mas como Maria  que escolheu a melhor parte .Nos  não  somos donos de nada nesse mundo ,apenas meros administradores.Faça sua escolha  busque  a Jesus. [ mirinha]
x

quarta-feira, setembro 18, 2013

Mensagem do Monsenhor Jonas Abib: Com Maria a vitória é certa!
27.02.2009 - A nossa geração tem sido abatida terrivelmente pelo inimigo de Deus. O demônio, sabendo que pouco tempo lhe resta, veio sobre nós, justamente sobre a nossa geração... Por essa razão, a batalha entre a Mulher e o dragão. Para podermos ter a vitória, nós precisamos estar do lado da Santíssima Virgem.
Falar, em nossos tempos, de devoção a Nossa Senhora não é falar de uma “devoçãozinha”, não! Estamos tratando de uma questão de guerra, o próprio Deus é quem constituiu Seu exército. Ele mesmo entregou o comando a uma Mulher: a Virgem Maria. Essa Mulher está vestida de sol. Ela tem uma coroa de doze estrelas. Tem a lua debaixo dos pés. Ela é a Mãe de Deus, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela é aquela que nos trouxe o Salvador. A Santíssima Virgem é pobre, é simples, humilde. Mas é Ela que está na chefia desse exército.
Do outro lado, está o dragão, que foi bem descrito em Apocalipse 12: a primitiva serpente, o demônio, satanás. Aquele que quer corromper tudo. Que quer desgraçar tudo.
Não é à toa que hoje se levanta, com força totalmente nova, a devoção a Nossa Senhora! Devoção esta que é uma questão de guerra. Deus quer enfileirar, atrás dela, todos os Seus filhos: aqueles que precisam vencer a batalha contra o dragão e o seu exército. Para você ser vencedor nesta luta que está travando, – seja na espiritualidade, seja na sexualidade ou na afetividade e em todas as áreas de sua vida –, você precisa da Santíssima Virgem. Ela é a vencedora que vai à sua frente! Nenhum de nós, sozinho, vai conseguir vencer!
Tenha certeza de que você vai experimentar a vitória, até que o maligno seja precipitado de novo no abismo. Por fim, o Imaculado Coração de Maria triunfará. Sim! Tenha certeza da vitória dela! É a sua vitória! Diga assim: “Eu sou vitorioso com Maria! A vitória da Santíssima Mãe de Deus é a minha vitória! Eu verei a vitória de Deus! Amém!”
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib  -  Canção Nova

quinta-feira, junho 27, 2013

DECRETO 
INTER MIRIFICA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
 

PROÉMIO
Importância dos meios de comunicação social
1. Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens. Entre estes meios, salientam-se aqueles que, por sua natureza, podem atingir e mover não só cada um dos homens mas também as multidões e toda a sociedade humana, como a imprensa, o cinema, a rádio, a televisão e outros que, por isso mesmo, podem chamar-se, com toda a razão meios de comunicação social.
Relação com a ordem moral
2. A mãe Igreja sabe que estes meios, rectamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao género humano, enquanto contribuem eficazmente para recrear e cultivar os espíritos e para propagar e firmar o reino de Deus; sabe também que os homens podem utilizar tais meios contra o desígnio do Criador e convertê-los em meios da sua própria ruína; mais ainda, sente uma maternal angústia pelos danos que, com o seu mau uso, se têm infligido, com demasiada frequência, à sociedade humana.
Em face disto, o sagrado Concílio, acolhendo a vigilante preocupação de Pontífices e Bispos em matéria de tanta importância, considera seu dever ocupar-se das principais questões respeitantes aos meios de comunicação social. Confia, além disso, em que a sua doutrina e disciplina, assim apresentadas, aproveitarão não só ao bem dos cristãos, mas também ao progresso de toda a sociedade humana.

sábado, junho 15, 2013

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA
 LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA

CAPÍTULO I
O MISTÉRIO DA IGREJA
Objecto da Constituição: a Igreja como sacramento
1. A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cfr. Mc. 16,15). Mas porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano, pretende ela, na sequência dos anteriores Concílios, pôr de manifesto com maior insistência, aos fiéis e a todo o mundo, a sua natureza e missão universal. E as condições do nosso tempo tornam ainda mais urgentes este dever da Igreja, para que deste modo os homens todos, hoje mais estreitamente ligados uns aos outros, pelos diversos laços sociais, técnicos e culturais, alcancem também a plena unidade em Cristo.

domingo, maio 19, 2013


Uma visita ao Santíssimo Sacramento

 
 
"Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?
Visitai-o muitas vezes.
Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes.
Quereis que o demônio vos assalte?
Visitai raramente a Jesus Sacramentado.
Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes.
Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus.
Quereis ser vencidos? Deixai de visitar a Jesus
Meu caros, a visita é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide freqüentemente visitar Jesus, e o demônio não terá vitória contra vós."

Dom Bosco

quarta-feira, maio 01, 2013


        MÊS DE MAIO | Também chamado mês de Maria e mês das noivas. # Dedicado à Santa Mãe de Deus, Maria. A devoção surgiu no séc.XIII, na Europa, onde maio é o mês das flores e faz parte da primavera. Durante o mês inteiro, há coroações de Nossa Senhora, quando crianças, vestidas de anjo, homenageiam Maria, virgem e rainha, colocando véu, palma, rosário e coroa na sua imagem à frente dos fiéis reunidos. Cantam: Minha Mãe eu bem quizera/ possuir imenso tesouro/ para dar-te neste dia/ uma rica coroa de ouro.// No final, jogam flores. Às vezes, os anjinhos ganham cartuchos de amêndoas, após a coroação. As outras crianças jogavam pétalas de flores. Segundo Augusto de Lima Junior, as coroações de N.Senhora começaram depois de 1849 pela ação dos padres lazaristas e irmãs de Caridade.

quinta-feira, abril 18, 2013

Por que Nossa Senhora insistiu tanto para que rezemos o Terço?


O Rosário
A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas".
Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo Lhe damos uma coroa de rosas.
O Santo Rosário é considerado uma oração completa, porque traz em síntese toda a história da nossa salvação.
Em todas suas aparições, em Fátima, Nossa Senhora pediu aos três pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias. Este pedido de Nossa Senhora confirma o que disseram grandes Santos sobre os benefícios dessa devoção.
Mas, qual a razão dessa insistência? A salvação das almas, a conversão dos pecadores e a paz no mundo.
Ela previu também um grande castigo, caso não houvesse essa conversão.

Por isso, os insistentes pedidos de recitação do Terço, feitos por Nossa Senhora de Fátima, precisam ser atendidos. E, conforme a própria Mãe de Deus indicou, devemos rezar o Terço em reparação às ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus.



Veja o que diz o grande apóstolo do Santo Rosário, São Luiz Maria Grignion de Montfort (1673-1716):

"Quem rezar o Rosário fiel e devotamente, até o fim da vida, ainda que seja grande pecador, pode crer que receberá uma coroa de glória que jamais fenecerá".
"... A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome de Rosário, revelando a vários devotos seus que Lhe apresentariam tantas e agradáveis rosas quantas Avé-Marias recitassem em sua honra; e tantas coroas de rosas quantos fossem os Rosários por eles rezados.".
"Com efeito, sem a meditação desses Sagrados Mistérios da nossa salvação, o Rosário seria quase um corpo sem alma, uma excelente matéria sem a forma que é a meditação. É isto que o distingue das outras práticas de piedade".
"Para bem rezar o Rosário, não há necessidade de gosto, nem de consolação, nem de suspiros, nem de arroubos, nem de lágrimas, nem de aplicação contínua da imaginação. São suficientes a fé pura e a boa intenção".

segunda-feira, abril 15, 2013


Eucaristia, o sacramento da unidade

Postado por: homilia

abril 15th, 2013
Toda pessoa sabe que se não comer morre. Há um ditado popular que diz: “Saco vazio não para em pé”. Sabe também que quem come muito pouco ou passa fome fica desnutrido, fraco e muito mais propenso às doenças e até à morte. Comer o pão e beber o vinho é, em primeiro lugar, viver. É fácil perceber o que o Senhor quis nos ensinar ao usar este símbolo: Assim como sem comida, até o mais forte dos corpos definha e morre, assim também até o maior dos santos, sem a Eucaristia, não consegue se sustentar.
Durante todo o Evangelho, podemos perceber a importância que Cristo dá às refeições. Várias vezes, Ele come com os fariseus, com os publicanos, com os pecadores.
Durante as refeições, o Senhor ensinava, exortava. Por isso, nada mais natural do que escolher uma refeição para nela instituir a Eucaristia (Jo 13,2). A palavra “Koinonia” significa “comunhão”. São pessoas que estão juntas, partilhando, comungando da mesma refeição.
Na família, o momento da refeição é de reunião, de troca, de colocar os assuntos em dia; nesses momentos, a união da família se solidifica. Quando queremos nos confraternizar numa festa, sempre existe refeição para se partilhar. Quando queremos aumentar nossa intimidade com alguém, nós os convidamos para comer juntos. Se isto tudo é verdadeiro para simples refeições diárias, quanto mais será para a refeição eucarística compartilhada! É nessa mesa do Pão vivo que se opera a unidade real e misteriosa da Igreja. (cf. ICor 10,16-17).
A Eucaristia é o sacramento da unidade. Ela une a Igreja em torno de Cristo, de Seu sacrifício. A Igreja “comunga” com Ele, torna-se o corpo de Cristo, unindo-se como células que recebem o mesmo alimento e são purificadas pelo mesmo sangue. Assim como o pulmão é diferente na sua anatomia e função do intestino, mas ambos são essenciais e pertencentes ao mesmo corpo, nós também, embora sendo diferentes uns dos outros, somos partes de Cristo pelo batismo. Uma só fé, um só batismo, um só Espírito. Esta é a essência da unidade, operada e mantida pela comunhão do corpo e sangue de Cristo.
Pelo conhecimento que o Senhor nos dá do valor da Eucaristia, puro dom de Deus para a nossa salvação, possamos participar dela com novo ânimo de maneira a sermos curados, libertos e restaurados. E, assim comprometidos, partilhá-la com os nossos irmãos.
Por tudo quanto disse, posso concluir e afirmar – sem medo de errar – que a Eucaristia é vida e compromisso. É partilha e serviço.
Padre Bantu Mendonça

terça-feira, março 19, 2013


Novena a Santa Edviges

Santa Edviges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante vos peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso ...(fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna.

Santa Edviges, rogai por mim. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.

sexta-feira, março 15, 2013

Os 10 Mandamentos da Lei de Deus são:


  1. Amar a Deus sobre todas as coisas
  2. Não tomar Seu santo nome em vão
  3. Guardar domingos e festas
  4. Honrar pai e mãe
  5. Não matar
  6. Não pecar contra a castidade
  7. Não furtar
  8. Não levantar falso testemunho
  9. Não desejar a mulher do próximo
  10. Não cobiçar as coisas alheias

sábado, março 02, 2013


Profissão de Fé - Credo


Creio em Deus Pai Todo-Poderoso , criador do céu e da Terra , e em Jesus Cristo , Seu único Filho , nosso Senhor ; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo ; nasceu da Virgem Maria ; padeceu sob Pôncio Pilatos ; foi crucificado , morto e sepultado ; desceu à mansão dos mortos ; ressuscitou ao terceiro dia ; subiu aos céus ; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso , donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo , na Santa Igreja Católica , na comunhão dos Santos , na remissão dos Pecados , na ressurreição da carne , na vida eterna.
Amém

quarta-feira, fevereiro 20, 2013


Deus é caridade: da caridade de Deus tudo provém
20/02/2013

O papa Bento XVI durante os seus oito anos de pontificado deixou um verdadeiro legado. Suas obras científicas permearão pela eternidade como um aprendizado para as atuais e futuras gerações. Como membro de várias academias científicas da Europa, e com oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, o Santo Padre sempre foi um intelectual, e profundo conhecedor da essência humana.

Na Carta Encíclica, Caritas in Veritate, dos documentos pontifícios, Bento XVI chama a atenção para temas contemporâneos como os desvios e esvaziamento do sentido da caridade na atualidade, que a excluem da vida ética, e ainda impedem a sua correta valorização. No documento intitulado “O Desenvolvimento Humano Integral na Caridade e na Verdade”, Bento dedica aos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas, fiéis leigos, e a todos as pessoas de boa vontade, uma intensa reflexão sobre a caridade, via mestra da doutrina social da Igreja.

“A caridade é amor recebido e dado; é graça. A sua nascente é o amor fontal do Pai pelo Filho no Espírito Santo. É amor, que, pelo filho, desce sobre nós. É amor criador pelo qual existimos; amor redentor, pelo qual somos recriados.”. Descreve um trecho da Carta.

Perante uma realidade de um mundo cada vez mais individualista, o Sumo Pontífice faz um chamamento ao “bem comum”. “Amar alguém é querer o seu bem e trabalhar eficazmente pelo mesmo. Ao lado do bem individual, existe um bem ligado à vida social das pessoas: o bem comum. É o bem daquele “nós-todos”, formados por indivíduos, famílias e grupos intermediários que se unem em comunidade social. Não é um bem procurado por si mesmo, mas para as pessoas que fazem parte da comunidade social e que, só nela, podem realmente e com maior eficácia obter o próprio bem. Querer o bem comum e trabalhar por ele é exigência de justiça e de caridade.”

O papa ainda questiona o sentido e os critérios que a sociedade se baseia para “diferenciar” os seres humanos. “A vocação ao progresso impele os homens a “realizar, conhecer e possuir mais, para ser mais”. Aqui levanta-se o problema, sobre o que significa “ser mais”? Para responder a esta indagação Bento XVI lembra Paulo VI: “O que conta para nós é o homem, cada homem, cada grupo de homens, até se chegar à humanidade inteira”.

Fonte: CNBB.org.br